Pedestres convivem com o medo nas passarelas em Salvador
Na manhã de ontem (22), para quem transitava pelo no trecho final da passarela que fica nas proximidades da faculdade Unijorge, ainda era possível notar evidências de uma tentativa de assalto que culminou na morte do policial militar Arisvaldo das Neves Santana, de 47 anos, por volta das 22h da última segunda-feira.
O rastro de sangue resultante da troca de tiros entre o PM e os meliantes era o assunto mais comentado, aos burburinhos por quem aguardava a chegada do ônibus, embora ninguém se sentisse a vontade para falar abertamente sobre o assunto. O episódio da última segunda-feira, infelizmente é só um de vários incidentes que tornam alarmante a falta de segurança em algumas passarelas localizadas na Avenida Paralela.
Construídas para dar mais mobilidade à uma das principais vias da cidade, ao mesmo tempo em que permite a livre circulação de pedestres sem necessariamente ter que esperar por um semáforo, as passarelas instaladas na Paralela, que deveriam ser uma solução para quem necessita do transporte público, tem sido, há anos, motivo de preocupação para aqueles que precisam fazer a travessia no final da tarde, e em todo o período noturno.
De acordo com uma vendedora ambulante trabalha próximo à passarela onde ocorreu o crime de anteontem, os pontos de ônibus dos dois lados costumam ficar bem cheios por volta das 21h até 22h30, e o fato da maioria dos transeuntes serem estudantes de classe média – e que normalmente portando utensílios eletrônicos como tablets, smartphones –, isso tem atraído a ação dos bandidos. “As aulas terminam por volta das 22h, e é comum muitos estudantes pegarem ônibus logo depois”, relata a trabalhadora que preferiu não se identificar.
Além da travessia próxima da Unijorge, usuários alertam para o perigo em outras passarelas, a exemplo de duas ficam na região do Imbuí – uma na entrada do bairro, e outra em frente ao Supermercado Extra –, e outra ao lado do Shopping Paralela. Outro ponto em comum, e que entre essas e outras duas passarelas destacadas pelos usuários são suas proximidades com faculdades particulares.
Comentários
Postar um comentário